THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sábado, 17 de outubro de 2009

Avanços Neodarwinistas

Também chamada de Neo-Darwinismo ou síntese moderna. É a fusão da teoria da seleção natural com herança mendeliana e genética de populações, com o intuito de explicar de que maneira a evolução ocorre.




A síntese moderna continuou a se desenvolver e ser refinada depois de sua introdução nas décadas de 30 e 40. Os trabalhos de W. D. Hamilton, George C. Williams, John Maynard Smith e outros culminaram no desenvolvimento de uma visão da evolução centrada em genes na década de 60. A síntese como ela existe hoje ampliou a abrangência da idéia de Darwin de seleção natural, especialmente para contemplar descobertas científicas subsequentes tais como o DNA e a genética que permitem análises rigorosas, em muitos casos matemáticas, de fenômenos tais como a seleção consangüínea (kin selection), o altruísmo, e a especiação.



Uma interpretação particular do neo-Darwinismo mais comumente associada com Richard Dawkins afirma que o gene é única verdadeira unidade de seleção. Dawkins amplia mais ainda as fronteiras do Darwinismo de forma a incluir sistemas não biológicos que exibam o mesmo tipo de comportamento seletivo do 'mais apto' tais como memes em cultura.



Cada vez mais estudos de genes e genomas estão indicando que uma considerável transferência horizontal tem ocorrido entre procariontes. A Transferência Horizontal de Genes é considerada por alguns como um "novo paradigma para a Biologia" e enfatizada por outros como um importante fator entre os "obstáculos ainda não visiveis da engenharia genética". Enquanto a transferência genética horizontal é bem conhecida entre bactérias, foi somente nos últimos dez anos que ela foi reconhecida em plantas e animais superiores. A abrangência para transferência genética horizontal é essencialmente toda a biosfera, com bactérias e vírus servindo tanto como intermediários para o tráfego de genes quanto como reservatórios para a multiplicação e recombinação de genes (o processo de criar novas combinações de material genético).

0 comentários: